O maior capital de uma organização corporativa são as pessoas, pois são elas que se levantam todos os dias para fazer com que a empresa tenha condições de vender seus produtos ou serviços. Porém, muitos gestores ainda acham que cuidar do clima organizacional é dispensável e não tem tanta importância.

O ser humano é suscetível às mais variadas influências do ambiente e tem maneiras diferentes de agir em cada uma delas. Por isso, é muito importante que a empresa faça levantamentos internos de satisfação e percepção do clima organizacional, para assim entender os problemas e falhas que podem estar atrapalhando a harmonia entre sua equipe.

O primeiro passo é entender que o clima organizacional é um conjunto de sentimentos vividos pelos colaboradores e que são originados por diversas situações do ambiente de trabalho.

Hoje, o desempenho de um funcionário depende de vários aspectos que vão além da capacidade de realizar uma tarefa. Fatores como liderança, satisfação, ética profissional e pessoal, motivação e rotatividade na equipe são fundamentais para manter um bom clima organizacional e garantir a produtividade do profissional.

O clima influencia diretamente na motivação da equipe. Mesmo que a empresa realize pesquisas e ações para corrigir essas falhas, existe um ator muito importante para que elas obtenham êxito: o gestor. Afinal, a cultura da empresa é reflexo da postura e das atitudes do líder, ele é responsável pelo comportamento de todos os demais funcionários.

Um bom líder conhece a diferença entre informar e comunicar, mandar e delegar, medo e respeito. Ele é capaz de inspirar os colaboradores para “vestir a camisa” da empresa e incorporar todos os ideais institucionais na postura profissional.
Mas como as pessoas não convivem 24 horas por dia na empresa, às vezes alguns problemas e comportamentos são resultados de situações que eles vivem em casa, na faculdade ou até mesmo no percurso até o trabalho. Por isso, é relevante que a pesquisa de clima inclua questões que abordem esses aspectos, pois eles também interferem na cultura da empresa.

Manter um bom clima organizacional é fundamental para o crescimento da sua empresa e o bem estar e satisfação dos colaboradores. Mas as ações para melhorá-lo devem ser estudadas e definidas estrategicamente, abrangendo todos os níveis hierárquicos da companhia.